Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos

Retroativos dos aumentos pagos em maio na função pública sem retenção na fonte

Como as tabelas de retenção ainda não foram alteradas, os salários da função pública em maio vão ser pagos sem retenções

Os retroativos do aumento salarial adicional de 1% na função pública, que serão pagos em maio, não vão ter retenção na fonte de IRS.

À saída de uma reunião negocial suplementar, realizada a pedido dos sindicatos, com a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, na Presidência do Conselho de Ministros (PCM), em Lisboa.

O Governo garantiu que, em maio já serão então aplicadas as tabelas de retenção na fonte de IRS ajustadas ao aumento salarial de 1%.

Estas tabelas corrigidas para acomodar o aumento adicional da função pública vão vigorar “por dois meses [em maio e junho]” e, em julho, entrará em vigor o novo modelo de tabelas de IRS.

As negociações salariais relativas ao aumento adicional de 1% e da subida do subsídio de alimentação de 5,20 para seis euros terminaram esta quarta-feira, após as reuniões suplementares entre Governo e sindicatos. A ronda suplementar desta quarta-feira com o Governo realizou-se a pedido dos sindicatos.

FONTE