Caras Companheiras e Companheiros,
Chegados ao final do ano de 2025, continuo com o coração repleto de esperança e a certeza de que juntos, vamos continuar a contribuir para a construção de um futuro mais justo e digno dos trabalhadores portugueses.
Este ano, que agora finda, ficou marcado por momentos de muita luta e resiliência, mas também de grande união e solidariedade, pelos desafios que enfrentamos e na certeza porém de que avizinham, igualmente difíceis, pelo que muito trabalho sindical nos espera. Os indicadores e as tendências económicas assim o preveem.
Na Negociação Coletiva, trabalhamos incansavelmente nas Mesas da Negociação, garantindo que todos sem exceção, fossem ouvidos e respeitados por valores dignos e de elevação. Participamos em processos de arbitragem impostos por Lei, nomeadamente nas Unidades Locais de Saúde, onde reafirmamos a importância das condições de trabalho quer na defesa de uma Agenda para o Trabalho Digno, bem como no contributo para a definição dos Serviços Mínimos que assegurassem e protegessem os utentes e os trabalhadores das ULS.
Na Defesa dos Direitos Laborais: fizemos um acompanhamento constante e permanente, com apresentação de propostas de melhoria legislativa, promovendo a justiça laboral e a melhoria das condições e dos direitos de trabalho. A nossa postura pautou-se por adotar posições firmes e pela apresentação de medidas que serviram e servem os interesses dos trabalhadores e em que sempre demonstramos o nosso compromisso que contínua inabalável a defesa dos seus interesses dos nossos associados em particular e de todos trabalhadores em geral.
Na Atividade Sindical: fizemos várias conquistas pontual e localmente com várias entidades empregadoras, vulgarmente chamados ACEP’s. É o caso do Município de Espinho, onde conseguimos um acordo para os delegados sindicais, em que estes passaram a usufruir de 21h mensais contra as 14h mensais consagradas no Lei do Trabalho. Este é acréscimo indiscutivelmente importante pois permite uma maior disponibilidade que os nossos delegados passaram a ter para melhor acompanhar e ajudar os trabalhadores associados.
Na Mobilização e Luta: encetámos ações de luta determinantes na defesa das causas dos nossos associados e do público alvo que os mesmo servem, mas também na construção de pontes, caso do IPO do Porto. As Autarquias Locais são hoje um reflexo de como o Estado Central não é justo quanto à forma como tem vindo a delegar competências e valências, chamada descentralização, sem os respetivos meios materiais, que permitissem assegurar o resultado dessas delegação de competências da Administração Central. Temo-nos empenhado e assegurado por lutas mais que justas das condições de trabalho, nomeadamente nas áreas da Saúde e da Educação. Estado Central, Autarquias e EPEs, demonstrando a força e a determinação dos nossos associados e de causas e valores como a dignidade, pelo que lutam todos os dias. As ações que ao longo do ano de 2025 foram e são manifestações e afirmações pela dignidade e de uma forte exigência por melhores condições de trabalho.
Desde a nossa fundação, temos sido a voz dos Trabalhadores dos Serviços e das Entidades com Fins Públicos (STTS). Representamos, por livre adesão, todos os trabalhadores dos diferentes setores de atividade – público, privado e cooperativo – que acreditam na nossa força de negociação coletiva e da procura na melhoria contínua das condições do Trabalho em Portugal.
A nossa integração na Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública (FESINAP) projetou e reforçou o Poder Negocial em instâncias de nível nacional bem como fez ecoar mais alto a nossa voz na defesa dos direitos laborais dos Trabalhadores Portugueses.
O novo ano que se avizinha traz ainda mais desafios, mas irá proporcionar com toda a certeza novas oportunidades e muitas mais conquistas. Sabemos que o caminho não será fácil. Juntos seremos sempre mais fortes. Um bem haja a toda a Família STTS.
Em 2026 continuaremos a:
- Negociar com determinação sobre melhores previsões e condições de trabalho;
- Defender com firmeza os direitos no trabalho e os sindicais;
- Mobilizar e organizar os trabalhadores em torno de causas comuns;
- Participar ativamente em todos os processos que afetam a vida profissional;
- Fortalecer a solidariedade entre os trabalhadores, independentemente da atividade, vinculo ou filiação Sindical.
Expresso aqui a minha total e profunda gratidão a todos, companheiras e companheiros. Vocês sabem que são o meu porto seguro, e, a confiança que em vós deposito na nossa luta são o combustível que a todos nos move e nos faz sermos cada vez melhores, mais eficazes e mais justos.
Desejo que 2026 seja um ano de renovação, na esperança e em novas conquistas. E ainda um ano em que continuemos a defender os direitos adquiridos e ainda na conquista de novos, com humildade, trabalho, seriedade e respeito.
Boas Festas
É o meu desejo sincero para a nossa família STTS e aproveito para aqui deixar os meus
Cordiais cumprimentos sindicais, com os votos de um excelente Ano 2026
O Presidente
Mário Rui